segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Recadastramento da Rener‏

A Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional substituiu o sistema de Gestão da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener) por uma versão mais moderna e eficiente. Todos os radioamadores integrantes da Rener deverão realizar o recadastramento.




As instruções de recadastramento serão disponibilizadas no site da Defesa Civil na opção Rede Nacional de Emergência de Radioamadores - Rener.





Um ft 73 de



PT2PC – Paulo Cesar



RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores



Secretaria Nacional de Defesa Civil



Ministério da Integração Nacional

terça-feira, 23 de novembro de 2010

sábado, 30 de outubro de 2010

RADIOAMADORES EM AÇAO


Defesa Civil usa rádio amador para monitorar cidades em Alagoas

Cheia de rios foi responsável pela destruição de 28 municípios e morte de 34 pessoas

A Defesa Civil em Alagoas começou nesta terça-feira a monitorar as cabeceiras dos rios Mundaú e Paraíba com apoio do sistema de rádio amador. A cheia dos dois rios foi responsável, há 12 dias, pela destruição de 28 municípios que resultou na morte de 34 pessoas no estado e deixou quase 50 mil desalojados.
De acordo com a Defesa Civil, foi feita uma ligação na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Garanhuns (PE), que fará o monitorando das cabeceiras e poderá alertar as cidades banhadas pelos dois rios em caso de cheia. Por causa da dificuldade de comunicação com vários municípios causados pelos estragos da enxurrada, a Defesa Civil começou a implantar o sistema de rádio amador no último dia 27.
Uma repetidora de rádio analógico foi instalada no Morro do Cuscuz, entre os municípios de Cajueiro e Viçosa. O primeiro rádio foi instalado em Santana do Mundaú, o segundo em Quebrangulo, e mais dois em Branquinha e Murici. Com isso, segundo a Defesa Civil, foi montado um canal de comunicação do Vale do Mundaú ao Vale do Paraíba.

Nos últimos dias voltou a chover no estado o que provocou novas enchentes em várias cidades que já haviam sido atingidas há 12 dias, como Jacuípe (AL) e Barreiros (PE).
De acordo com a Defesa Civil, o tempo seguirá instável, com sol, períodos com aumento de nuvens e chuva em algumas localidades do litoral, principalmente no litoral norte, e da Zona da Mata, próximo à divisa com Pernambuco.



Fonte: Agência Brasil

sábado, 25 de setembro de 2010

                                              HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS         



A LABRE-SP já há algum tempo iniciou negociações com a Anatel/SP-BR, em parceria com a LABRE Nacional, no sentido de harmonizar o relacionamento Fiscalização Anatel x Radioamadores, no que tange a questões de Apreensões/Homologação de Equipamentos, cujos resultados temos a grata satisfação de divulgar com o texto abaixo enviado pelo Diretor de Radioamadorismo da LABRE Nacional, Radioamador Orlando Perez Filho – PT2 OP:




Aramir Lourenço

PY2 BY

LABRE-SP

Presidente Estadual


--------------------------------------------------------------------------------

Em razão de diferentes interpretações das instâncias estaduais de fiscalização da Anatel quanto à homologação de equipamentos, a LABRE Nacional tem trabalhado junto à Agência no sentido de que haja um entendimento uniforme da legislação, notadamente na questão de homologação de equipamentos.
Em reunião com a Gerência responsável pela normatização sobre a homologação de equipamentos, fomos informados de que a homologação de determinado aparelho tem caráter amplo, isto é, após realizada é extensiva a todos os outros aparelhos idênticos de outros radioamadores.
A homologação só tem prazo de validade para equipamentos de fábricas ou lojas comerciais (fins comerciais). Para o radioamador a homologação é permanente, inclusive no caso de venda para outro radioamador (venda eventual, sem caráter comercial)

Informada pela LABRE de que órgãos de fiscalização estaduais da Anatel tem feito autuações em desacordo com o acima disposto, o Gerente se prontificou a entrar em contato com a Gerência de Fiscalização para emitirem esclarecimento às estaduais.

Quanto a homologação em si, a Anatel se dispôs a fazer um piloto de mutirão para homologação.

Com essa medida a Anatel, em dia previamente acordado, instalará um laboratório de homologação na sede da LABRE Nacional.
A LABRE Nacional, por sua vez, reunirá os equipamentos que necessitam de homologação (solicitará aos radioamadores – associados ou não – que levem seu equipamento a sua sede para os testes).
Feitos os testes a Anatel emitirá um laudo técnico em nome da LABRE para cada tipo/modelo de equipamento avaliado.
O equipamento somente será considerado homologado após o pagamento da taxa (R$200,00 por equipamento) legal.
Como, infelizmente, a LABRE não tem condições de arcar com essa despesa, o radioamador interessado na homologação pagará a taxa (poderá fazer uma “vaquinha” com outros eu necessitem da homologação) e a LABRE encaminhará cópia do recibo à Anatel e solicitará o término do processo de homologação. (a homologação será válida para todos os radioamadores, quem pagou e quem não pagou).
Segundo a Anatel, a taxa não pode ser dispensada, por estar prevista na legislação geral (não só do serviço de radioamador).
Esse piloto, que será feito em Brasília, caso tenha sucesso poderá no futuro ser feito nas LABRE Estaduais, desde que haja quantidade de equipamentos a serem homologados que justifique o procedimento.
Com isso os radioamadores estarão isentos do custoso e demorado procedimento de homologação através de laboratórios credenciados.
A LABRE trabalha pelos radioamadores brasileiros.

Orlando Perez .·. PT2OP
Diretor de Radioamadorismo
LABRE Nacional

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ética do verdadeiro radioamador

                                    
                                      



PRIMEIRO: O radioamador é atencioso e ponderado... Conscientemente ele jamais usará sua estação para prejudicar a atividade dos demais colegas ou de alguma forma que possa diminuir-lhes a satisfação em operar.
                                                                                                               
SEGUNDO: O radioamador é leal... Ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu rádio clube local e à sua Liga Nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.

TERCEIRO: O radioamador é progressista... Ele manterá sua estação no nível do conhecimento científico, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.

QUARTO: O radioamador é amistoso... Transmitir lenta e pacientemente, quando solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio - estas são as marcas do espírito radioamadorístico.

QUINTO: O radioamador é equilibrado... O rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para com a sua comunidade.

SEXTO: O radioamador é patriótico... A sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e a serviço do seu país e de sua comunidade.

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->

<!--[endif]-->

OBS: Este artigo foi extraído do HANDBOOK DO RADIOAMADOR, de autoria do radioamador


Ivan Thomas Halász, PY2 AH.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ainda da tempo ...Não deixe para ultima hora.

ANATEL prorroga Classe D - Alteração da Res. 449/2006


AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

CONSELHO DIRETOR

RESOLUÇÃO No- 541, DE 29 DE JUNHO DE 2010



Altera o art. 74, caput, e seu § 1°; e inclui os §§ 3° e 4º no art. 74 do

Regulamento do Serviço de Radioamador, aprovado pela Resolução n.º 449,

de 17 de novembro de 2006.


O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso

das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 22 da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997, e pelos

arts. 17 e 35 do Regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações, aprovado pelo Decreto no

2.338, de 7 de outubro de 1997,

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Manual do Radioamadorismo

                                          




Radioamador ou radioamadora, é a pessoa habilitada pelo governo brasileiro para operar uma estação de radiocomunicações amadora. O órgão responsável pela regulação do serviço de radioamador no Brasil é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).


Calamidades Públicas

Num país de dimensões continentais como o Brasil, a necessidade de sistemas de comunicação instantânea não convencional é de extrema importância. Por este motivo foi criada uma rede de radioamadores para prevenir e procurar auxiliar os órgãos oficiais de salvamento, resgate e prevenção à calamidades. Esta se chama "RENER", que é a abreviação de "Rede Nacional de Emergência de Radioamadores" voluntários.

Quem realiza o Serviço de Radioamador

De acordo com texto traduzido do inglês, o (sic)...Radioamador é o cidadão que se interessa pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos.

E ainda conforme as páginas da Anatel: O Serviço de Radioamador é um serviço de radiocomunicações, realizado por pessoas autorizadas, que se interessem pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos, sendo vetado a utilização para outros fins.

No Brasil e em todos os países do mundo é vetada a utilização do serviço de radioamadorismo para outros fins que não os descritos acima.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Nas ondas do radioamadorismo




Comunicadores, que trocam diferentes tipos de informação e até ajudam em tragédias, totalizam 30,8 mil no Brasil



Publicado em 03/05/2010
Maria Gizele da Silva, da sucursal
 
 
Parece brincadeira de criança, mas falar e ser ouvido por uma pequena estação de rádio doméstica é o hobby de milhares de radioamadores espalhados pelo mundo. No Brasil, 30.792 têm autorização da Agência Nacional de Tele­­comunicações (Anatel) para operar estações de radioamadorismo. Um contingente de 2.469 pessoas está no Paraná.


“Aqui eu falo com o mundo”, diz Carlito Klein. Ele tem 74 anos de idade e 60 de radioamadorismo. É considerado referência pelos próprios radioamadores de Ponta Grossa, onde há perto de 60 representantes do radioamadorismo. Carlito é filiado às ligas brasileiras e até à americana. Já conversou com autoridades, como o ex-presidente argentino Carlos Menem e o presidente Hussein, da Jordânia. Tudo isso sem saber. “Eles não me contaram quem eram porque no radioamadorismo não existe presidente nem autoridade, existem só radioamadores”, diz. Carlito comprova os contatos através dos cartões trocados entre os radioamadores.

terça-feira, 1 de junho de 2010


                                           AGORA ELE É 3
                                           
                                           NOVO MICPRO lll
                                          Reforçador de Microfones

 








Agora com conector de entrada de microfone circular 8 pinos, além do controle de MÉDIOS



O MicPro III difere do seu antecessor nos seguintes itens:

- Um conector circular de 8 pinos substitui o antigo conector de entrada de microfone, um P2 estéreo.

- Acionamento do PTT pelo microfone. Agora com o uso do conector de 8 pinos na entrada é possível você acionar a transmissão usando a tecla PTT do seu microfone de mesa. Enfim você pode usar seu microfone Kenwood MC60, Shure 526, e outros tantos.

- Mais imunidade a retornos de RF. Agora o MicPro III usa áudio balanceado. Ou seja, como os aparelhos profissionais de áudio e atuais transceptores, trabalha com dois GNDs: MicGND e GND. Ou chassis e mic(-).

                                  APREENSÃO DE RADIOS --PRF e ANATEL



PRF e Anatel autuam motoristas por uso irregular de rádio no Espírito Santo


 
Mais de 20 motoristas foram flagrados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com rádios comunicadores irregulares na manhã desta quinta-feira (27) na Grande Vitória.

A "Operação Mercúrio" é realizada em parceria entre esses órgãos e tem o objetivo de combater a comunicação irregular com o uso dos rádios. De acordo com a PRF, para utilizar o equipamento, similar a um equipamento de radioamador, o motorista deve obter licença junto à Anatel e seguir uma legislação específica.

Ainda segundo a PRF, os rádios de comunicação instalados nos veículos - especialmente em automóveis caminhões e carretas - e são frequentemente utilizados para difundir informações de blitzes, o que atrapalha trabalho das polícias tanto no que se refere ao combate à criminalidade quanto na fiscalização de trânsito.

Além disso freqüências exclusivas de outros serviços e o uso de canais abertos são verificados, o que pode prejudicar atividades importantes, como aviação, serviços policiais e de emergência.
A operação começou às 8h desta quinta em uma rodovia federal que corta o Estado e não tem hora para acabar. Até agora, foram encontradas irregularidades em 25 veículos. Os motoristas foram parados em um posto da PRF. A notícia-crime contra eles será encaminhada à Justiça.
A atividade clandestina de telecomunicação, crime previsto na Lei 9472/97, resulta na pena de detenção de dois a quatro anos e em multa que pode chegar ao valor de R$ 10.000,00. A Anatel é o órgão responsável pela fiscalização desses serviços.
Na mitologia romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses, em especial de Júpiter, que lhe pôs asas na cabeça e nos calcanhares, para executar as ordens com maior rapidez. É a versão de Hermes, também mensageiro dos deuses na mitologia grega.


ESSA OPERAÇÃO DEFLAGRADA CONTINUARÁ EM TODOS OS ESTADOS





Fonte py2exv

domingo, 23 de maio de 2010


Notícias do WRTC 2010


O relógio está correndo. Os operadores Luc, PY8AZT e Rafael, PY2NDX formam o time que representará o Brasil no WRTC 2010 - as Olimpíadas Mundiais de Radioamadorismo, realizadas entre 8 e 13 de julho em Moscou, Rússia.



Ao longos dos últimos meses, estivemos planejando/executando a parte técnica e operacional da estação que levaremos para a Rússia.


Definimos o setup da estação:
2 transceptores ICOM IC756ProIII 2 fontes chaveadas ICOM 1 Kit WRTC2010 da ArraySolution [filtros+comutadores de antenas] 2 headset Heil HC4 2 chaves iâmbicas 2 footswitchs 2 laptops com interfaces CAT/CW 1 acoplador de antena Boa parte dos equipamentos acima foram emprestados para o time brasileiro e serão devolvidos aos respectivos donos após nosso retorno.


A etapa seguinte foi a logística. A organização do evento oferecerá hospedagem e alimentação para o período entre 8 e 13 de julho [Programação do Evento]. Achamos melhor chegarmos com uma certa antecedência para nos acostumarmos com o fuso horário de 7 horas mais cedo que no Brasil. Nosso cronograma de viagem é o seguinte:


6/jul: saída de Guarulhos 7/jul: chegada em Moscou 10-11/jul: Competição 13/jul: saída de Moscou 14/jul: chegada em Guarulhos
 
O que é WRTC?
 
O World Radiosport Team Championship, ou apenas WRTC, é um evento único no mundo, comparado apenas aos Jogos Olímpicos, que sintetiza essa integração do que há de melhor em tráfego de informações, reunindo mais de 40 países e todos com o mesmo espírito de competição
 
FONTE:  www.dxbrasil.net/contest-3.html

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O adeus de um grande radioamador (via radio) PP6PP

 PP6PP FERNANDO...um grande homem,digno de respeito e gratidão pelos seus ensinamentos a todos que dele necessitaram...infelismentmente não o conheci mas sou grato a ele pelo pouco que sei hoje,pois graças a suas materias na Web aprendi muito,fica  gravado aqui a minha gratidão e solidariedade a este grande amigo...
O Radio Amadorismo lamenta a perca de um mestre....
Veja aqui oo relato do que o levou a abandonar o Radio Amadorismo:

domingo, 16 de maio de 2010

TS-590S e TH-72= Novos lançamentos da Kenwood





Kanagawa, Japão, 7 de maio de 2010 - Kenwood Corporation, uma empresa operacional do Grupo JVC Kenwood, tem o orgulho de anunciar o outono / inverno de lançar duas novas rádios amadores: o TS-Década de 590 e TH-D72.


HF/50MHz All-Mode Transceiver - TS-Década de 590 (nomeação provisória)

Apresentando um DSP 32-bit de ponto flutuante, o TS-Década de 590 irá oferecer o desempenho do receptor avançado e uma extensa gama de recursos que o tornam ideal para iniciantes e experientes DX'er iguais. A excepcional facilidade de operação do rádio, fiel à tradição Kenwood, serão especialmente bem-vindas para o concurso e aplicações móveis.


144/430MHz Dual Band FM Portátil - TH-D72 (nomeação provisória)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

GLOBOSET

Email recebido de PT2PC - Paulo César


Prezados voluntários

Após contato com a IARU recebi a seguinte orientação
1 – Podem fazer o registro, diretamente, com PT2DC no e-mail rener@integracao.gov.br e montaremos a planilha de operadores.

2 – É necessário informar: Indicativo de chamada, frequência de operação (na permissão de cada um), modalidade (fonia, cw, psk, etc)

3 - Cada estação deve baixar o log no página http://bit.ly/8ZyOTG

4 - Os logs podem ser enviados para rener@integracao.gov.br e nós faremos o reenvio para a IARU

5 - Sigam as instruções do anexo enviado na 1ª convocação:modo de chamada “CQ GLOBALSET +INDICATIVO DE CHAMADA+ RENER”

EX: “cq globalset PT2PC RENER
Nossas instruções complementares:


5 - Até o dia 12 de maio estaremos registrando participantes

6 – As estações RENER estaduais e municipais já oficializadas serão estações HQ regionais

7 - Nos estados que ainda não tiverem estação RENER oficial, será escolhida uma estação que manifestar o interesse de ser HQ para o exercício.

8 – No dia 13 de maio divulgaremos a relação da estações HQ para todos os participantes registrados para o exercício

9 - No dia 14 é enviaremos a relação para a IARU colocar em sua página

10 – Se possível, a relação estará disponível na pag www.defesacivil.gov.br



POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇAM: NÃO É UMA COMPETIÇÃO. TRATA-SE DE DEMONSTRAR A EFICIÊNCIA DOS RADIOAMADORES BRASILEIROS EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA AMERICA DO SUL - REGIÃO 2 DA IARU



VAMOS PARTICIPAR !!!!


Um ft 73 de

PT2PC – Paulo Cesar

RENER – Rede Nacional de Emergência de Radioamadores

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Ministério da Integração Nacional

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Matéria publicada no Correio Brasiliense (O "pai" de todas as redes sociais)

O "pai" de todas as redes sociais
Carolina Vicentin

Publicação: 16/04/2010 07:00 Atualização: 16/04/2010 08:17
No tempo dos bits e bytes, quando as histórias começam e terminam apenas no mundo virtual, em orkuts, facebooks e twitters da vida, é até difícil imaginar que alguém se comunique via radiotransmissão. Sons que atravessam o ar, não se perdem graças a repetidoras e chegam, até mesmo, ao outro lado do mundo (1) ainda existem. Os radioamadores, personagens do que se pode classificar como o “pai” das redes sociais, seguem com seu hobby que, muitas vezes, ajuda a salvar vidas. Eles são cerca de 34 mil no Brasil — quase nada, perto dos 6 milhões em todo o planeta — e 1,4 mil apenas na capital federal, mas fazem muito barulho em suas bandas de transmissão
                                                                                                                                                                                                    
(Presidente da liga de radioamadores brasileiros, Gustavo começou com a paixão em 1978: "Muito melhor que mandar um torpedo ou um e-mail" )

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rede de voluntários usa rádio para informar sobre desastres.


Grupo está de plantão em função das chuvas fortes no Rio de Janeiro.


Mirella Nascimento

Do G1, em São Paulo
Vitor Vidal é coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores no Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
----------------------------------------------------
 A mobilização para a troca de informações vista recentemente em espaços da internet como o Twitter ocorre também pelas ondas de rádio. Em casos de desastres como o que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira (5) e o deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, radioamadores transformam as frequências utilizadas diariamente para bate-papo em canais de alerta para ajudar quem precisa.
Na noite desta quarta-feira (7), cerca de dez radioamadores estiveram em Niterói ajudando na comunicação com os órgãos de resgate depois do deslizamento. A rede também trabalhou no contato com os hospitais do Grande Rio.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Informações sobre Radioamadorismo

Radioamador ou Radioamadora, é a pessoa habilitada pelo Órgão Regulador Brasileiro para operar uma estação de radiocomunicações amadora. O Órgão responsável pela regulação do serviço de radioamador no Brasil é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

A Fiscalização vem ai.......

Se fosse verdade ,ia ser bom ser bom ...assim acaba com  essa turma de clandestinos que só fazem bagunça...
http://www.cram.com.br/fiscalizacao.htm

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sera?????

ICOM 706 chegou mesmo ao fim



A novela do IC-706MK2G chegou ao fim.

A página Amateur Radio Victoria noticiou que o transceptor ICOM IC-706MkIIG definitivamente cessou a produção.

Num relatório noticioso recebido, foi dito:

Apesar do desmentido dos E.U.A., foi confirmado que quarta-feira 9 de Dezembro foi o último dia que a ICOM em Wakayama - Japão produziu o IC-706MKIIG.

A ICOM Austrália disse que tinha verificado com o Japão e que foi tranquilizada que a anterior informação recebida sobre o transceptor ter sido descontinuado era correcta.

A razão é que alguns dos componentes usados no IC-706MKIIG já não estão disponíveis e o modelo cessou a produção.

Para mais informação desta história pode ser consultada a secção de noticias da Amateur Radio Victoria em www.amateurradio.com.au

Fonte: www.radioamadores.net