sábado, 30 de outubro de 2010

RADIOAMADORES EM AÇAO


Defesa Civil usa rádio amador para monitorar cidades em Alagoas

Cheia de rios foi responsável pela destruição de 28 municípios e morte de 34 pessoas

A Defesa Civil em Alagoas começou nesta terça-feira a monitorar as cabeceiras dos rios Mundaú e Paraíba com apoio do sistema de rádio amador. A cheia dos dois rios foi responsável, há 12 dias, pela destruição de 28 municípios que resultou na morte de 34 pessoas no estado e deixou quase 50 mil desalojados.
De acordo com a Defesa Civil, foi feita uma ligação na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar, em Garanhuns (PE), que fará o monitorando das cabeceiras e poderá alertar as cidades banhadas pelos dois rios em caso de cheia. Por causa da dificuldade de comunicação com vários municípios causados pelos estragos da enxurrada, a Defesa Civil começou a implantar o sistema de rádio amador no último dia 27.
Uma repetidora de rádio analógico foi instalada no Morro do Cuscuz, entre os municípios de Cajueiro e Viçosa. O primeiro rádio foi instalado em Santana do Mundaú, o segundo em Quebrangulo, e mais dois em Branquinha e Murici. Com isso, segundo a Defesa Civil, foi montado um canal de comunicação do Vale do Mundaú ao Vale do Paraíba.

Nos últimos dias voltou a chover no estado o que provocou novas enchentes em várias cidades que já haviam sido atingidas há 12 dias, como Jacuípe (AL) e Barreiros (PE).
De acordo com a Defesa Civil, o tempo seguirá instável, com sol, períodos com aumento de nuvens e chuva em algumas localidades do litoral, principalmente no litoral norte, e da Zona da Mata, próximo à divisa com Pernambuco.



Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

Paiva e Keiko disse...

Muito bacana o teu Blog! Gostei e vou voltar! 73 PU2XPS - Sergio