quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Historia Extraordinária dos Satélites de Radioamador




Tradução livre de um artigo publicado na Space Today Online

www.spacetoday.org

Traduzido e adaptado por Nicolaus Sallay – PP8DA


- Eis um fato inusitado, mais de 70 satélites construídos por Radioamadores foram lançados nas ultimas quatro décadas. O numero e surpreendente devido a estes sofisticados e únicos veículos espaçais serem pouco conhecidos fora da fraternidade radioamadoristica.

Defacto, grupos particulares de Radio Amadores em torno do Mundo, construi –ram dúzias e dúzias de satélites de comunicação e de fins científicos desde o lançamento inicial do OSCAR – 1, primeiro satélite feito por Amadores em 12 de Dezembro de 1961.

A maior organização da atualidade, envolvida com a atividade espacial e a Radio Amateur Satellite Corporation (AMSAT) com sede em Washington DC, AMSAT-DL

na Alemanha e outras similares espalhadas pelo mundo. Os membros e entusias-tas, associados ou não, são compostos por voluntários de todas as partes do mun-do, que projetam constróem e operam os satélites.

Nos primórdios, - após o lançamento do primeiro artefato espacial, Sputnik-1, pela União Soviética em 4 de Outubro de 1957, naturalmente houve um imenso intere-sse e pressão política manifestada pelos Estados Unidos em colocar um satélite em orbita.

Na aquela época o Jet Propulsion Laboratory (JPL) of California Institute of Tech-nology em Pesadena, operava como laboratório de pesquisa para o Exercito Americano. Um mês após o lançamento do Sputnik 1, o exercito solicitou ao JPL a construção de um satélite composto de um modulo cientifico e outro de comunica-ções . O resultado deste pedido foi a construção de um satélite de aproxima-damente 20 lb. de peso, denominado Explorer I. O JPL e a Agencia de Mísseis Balísticos do Exercito dos EU, localizado em Huntsville, Alabama, lançaram o satélite em um foguete balístico tipo Redstone do, na época, campo de ensaios de Cabo Canaveral em 31 de Janeiro de 1958.

Este histórico lançamento do primeiro satélite Americano em orbita terrestre, abriu o caminho para a corrida espacial com enfase para a Guerra Fria e foi também responsável pela criação da primeira agencia espacial civil, a NASA da qual a JPL hoje faz parte.


Mais Explorer